Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

Comunidade escolar elogia estrutura do Iema de Matões

O investimento de R$ 10 milhões do Governo do Maranhão possibilitou a construção da nova unidade plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA) em Matões com projeto inovador. Além de ganhar destaque por ampliar a oferta de ensino técnico profissionalizante no Leste maranhense, a comunidade escolar elogiou a estrutura executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).
O IEMA de Matões conta com uma área total de 20 mil m² dividido em 12 salas de aula, 6 laboratórios, 2 laboratórios especiais, auditório com capacidade para 200 pessoas, cozinha industrial, anfiteatro, ginásio poliesportivo, 8 salas administrativas, além de 5 mil m² de área verde com espaço para convivência entre os alunos. A construção do IEMA possibilitou ainda a geração de emprego e renda para a região. Com a obra, foram ofertadas 150 vagas de emprego direto.
 “Poucas instituições educacionais apresentam uma estrutura tão bem formatada como a estrutura montada na cidade de Matões. Um instituto que mais parece uma universidade tecnológica”, descreve o professor José de Arimatéia.
Para ter acesso a ensino técnico gratuito, os estudantes de Matões teriam que se deslocar a Caxias ou Teresina (PI). Jucilene Silva é mãe da aluna Maria Eduarda, de 15 anos, que vai ingressar no ensino médio com técnico em informática. Ela descreve o alívio em saber que a filha poderá ter uma educação de qualidade sem ter que sair de perto da família.
“Se não fosse o IEMA, minha filha teria que ir pra fora, Teresina ou outras cidade, como meu filho já está. Agora ela vai continuar perto de mim e aproveitando as oportunidades que chegaram nessa cidade. E a gente só tem a agradecer”, diz Jucilene.
Para Maria Eduarda, que sonha em ser médica, a oportunidade de estudar no IEMA de Matões é o início da realização de vários objetivos.
“Eu sonho em ser médica para ajudar as pessoas da minha cidade que tanto precisam de atendimento, e saber que posso contar com essa escola para realizar todos os meus sonhos me faz sonhar ainda mais”, conta Eduarda.
Mais IEMA
Em Axixá, Bacabeira, Pindaré Mirim, Timom, Coroatá, Santa Inês e São José de Ribamar, o Governo entregou unidades do IEMA. Na capital São Luís, duas unidades estão em funcionamento: a do Centro e do outro no Itaqui-bacanga. Para este ano, o Governo Flávio Dino deve entregar mais 11 unidades do IEMA em diversas regiões. São elas: São Domingos, Cururupu, São Vicente Férrer, Presidente Dutra, Chapadinha, Dom Pedro, Coroatá, Santa Helena, São Mateus, Colinas e Balsas.
Saiba mais: O IEMA entregue pelo Governo do Maranhão em Matões recebeu investimento de R$ 10 milhões. Neste ano, serão 160 alunos matriculados numa estrutura moderna e tecnológica.
Com a construção de novos prédios, o Governo mantém o compromisso de ampliar o ensino profissional e técnico em tempo integral no Maranhão. O secretário da Infraestrutura, Clayton Noleto, reitera que o Governo Flávio Dino tem investido de forma pioneira na educação.
“A construção do IEMA em Matões representa o investimento na realização de um sonho que vai trazer novas oportunidades e um futuro promissor para os nossos jovens, isso creditado na dedicação e empenho do governador Flávio Dino em trabalhar para concretizar um Maranhão para todos nós”, enfatizou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.
IEMA
O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) foi criado no Governo Flávio Dino com o intuito de ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio no estado.
A proposta do Instituto é ofertar educação técnica integral, com infraestrutura, equipamentos e pessoal para o desenvolvimento de cursos técnicos integrados ao ensino médio, respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do Maranhão.
O IEMA está organizado em Unidades Plenas e Unidades Vocacionais.



Fonte: : ASCOM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário