Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

Estudantes do IFMA são chamados de “macacos” e “macumbeiros” em evento no Rio de Janeiro




Novamente somos hostilizados em nosso próprio pais, somos Nordestinos e Maranhenses com muito orgulho, não dá para entender como os Alunos do IFF - Instituto Federal Fluminense em um ato de pura discriminação contra seus colegas que ali estavam a convite para apresentarem um pouco da cultura maranhense no III Encontro Nacional de Núcleo e Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI).



Será que os digníssimos alunos do IFF, que tacharam a comitiva do IFMA - Instituto Federal do Maranhão de macumbeiros e macacos não entenderam a tematica do encontro.


“A gente ficou muito decepcionado com o que aconteceu porque a gente chegou aqui com uma expectativa totalmente diferente, mas aí a gente foi alvo de preconceito, foi alvo de racismo. Para o Brasil poder evoluir, sair dessa sociedade medíocre, as pessoas primeiramente tinham que ter respeito”, lamentou a estudante Ludimile Vitória Silva Lopes, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) 

Depois de três dias de viagem eles encontraram uma realidade completamente diferente, como contou Ludimile
“A gente saiu do Maranhão com toda a responsabilidade de vir pra cá e apresentar os nossos trabalhos, chegar aqui e ser bem recebidos. Quando a gente chegou ao campus, nós fomos bem recebidos pelo pessoal que administra, mas não por parte dos alunos. Fomos taxados como macacos, como macumbeiros, começaram a dizer que o campus agora estava ameaçado porque estava cheio de maranhense. A gente no começo relevou, mas até que aconteceu uma situação ontem quando a gente chegou para jantar. A portaria era livre, mas logo colocaram pra pegar os nomes de quem estava chegando e na hora que a gente entrou e foi no balcão pra pegar nossa sopa, disseram que só tinha pão e aí a gente olhou para trás e os alunos estavam todos rindo de nós”, lamentou.


A estudante explicou como foi o posicionamento da direção do instituto. “Nossos orientadores foram à direção. Inclusive, eu achei o diretor muito bem receptivo e muito bem educado. Ele atendeu a todos nós e ficou muito abalado com o que aconteceu, ele se emocionou, pediu desculpas por todo campus”, revelou.
Diante da situação, o retorno deles foi adiantado para esta quinta-feira (09/11), às 22h.
Reitor chora
Após a enorme repercussão negativa provocada por atos racistas no Campus do IFF, em Campos, o Reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães, gravou na tarde desta quinta-feira (09) um vídeo em que aparece extremamente constrangido com a violência psicológica
sofrida por estudantes do Maranhão, que estão no município e participam, a convite do IFF, do III Encontro Nacional de Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Enneabi).
No vídeo, o Reitor do IFF chora e se desculpa em nome da instituição.

“Quero inicialmente dirigir essas palavras aos nossos queridos estudantes do Instituto Federal do Maranhão. Quero pedir desculpas (pausa para choro). Desculpas porque o que aconteceu não representa a comunidade de estudantes e de servidores do Instituto Federal Fluminense. A nossa comunidade está bradando em sons bem altos que não admitimos o desrespeito e a não valorização da riqueza, da diversidade, da possibilidade de crescimento conjunto e de mãos dadas”, diz trecho do depoimento de Jefferson Manhães.
Iformações:  portal NF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário