Excelente Notícias Online na Cidade de Coelho Neto

Blog Do João Osório em Coelho Neto - MA, oferece as últimas notícias online e assuntos da atualidade para você se manter bem informado . Se você gosta de saber tudo o que acontece na região, não deixe de seguir nossa página de notícias. Conecte-se de qualquer lugar do mundo. Se quiser participar, enviando sugestões, ligue para (98) 97002-9155.

SIGA NOSSA PÁGINA

SIGA NOSSA PÁGINA
CLIQUE NA IMAGEM E CURTA NOSSA PÁGINA

Preso bancário suspeito de liderar fraude contra o INSS no interior do Maranhão


Dos 14 mandados judiciais da força-tarefa deflagrada nesta terça-feira (5), através da Operação Fantôme, que envolveu a Polícia Federal, a Secretaria de Previdência e o Ministério Público Federal (MPF), dois foram de prisão preventiva – um deles foi cumprido contra o bancário Anderson Morroe, do Banco do Brasil, preso em Timbiras e levado para a sede da Polícia Federal em Caxias. O outro mandado era contra a ex-esposa dele, que foi presa em Codó.

Em Timbiras a Polícia Federal passou as primeiras horas da manhã na casa de Anderson Morroe. Conforme a PF, ele é suspeito de liderar um esquema fraudulento, que concedia benefícios de Amparo Social ao Idoso e à pessoas fictícias, além do recebimento indevido de benefícios previdenciários, após o falecimento do titular.
Na residência de Morroe a apreendeu ainda dois carros, um deles de luxo, um Ford Fusion, placas PIT 9090. Ainda naquela cidade, os policiais também visitaram a sede de uma empresa do ramo de construção, que pertence ao suspeito; no local, um trator foi apreendido. A suspeita é de que tudo isso seja fruto da lavagem do dinheiro conseguido no esquema fraudulento.

OPERAÇÃO

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu o pagamento de 109 benefícios, submetendo-os a procedimento de auditoria. Suspeita-se que tais benefícios façam parte de um esquema de fraude previdenciária que causou prejuízo de R$ 10 milhões à instituição.
A força-tarefa deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Fantôme, com a finalidade de reprimir crimes previdenciários. Ao todo, foram cumpridos 14 mandados judiciais: dois de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão, além do sequestro de bens imóveis e de veículos em poder dos principais investigados.

Segundo a Polícia Federal, as investigações começaram em 2012. Os criminosos falsificavam documentos públicos para receber benefícios de Amparo Social ao Idoso. Os pagamentos eram feitos a pessoas fictícias, daí o nome da operação, Fantôme, fantasma em francês. Além de criar beneficiários fantasmas, o grupo recebia indevidamente benefícios previdenciários após o falecimento do segurado.

A organização criminosa contava com o apoio de um funcionário de uma instituição bancária em Timbiras, no Maranhão, e outro da agência dos Correios em Codó, no mesmo. Eles eram responsáveis pela abertura de contas correntes, realização da prova de vida e renovação de senha bancária. Fazia parte, ainda, um servidor do INSS, atualmente aposentado, além de intermediários e agenciadores.

Os investigados presos serão indiciados pelos crimes de estelionato previdenciário, organização criminosa e lavagem de capitais. A operação foi realizada nas cidades de Codó, Timbiras, Coroatá, Presidente Dutra e São Luis, no Maranhão, e em Teresina, capital piauiense.


com informações da Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário